Vitaminas e minerais ao serem combinados proporcionam uma boa alimentação
Para que o corpo humano funcione bem é necessário ingerir vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes que são produzidos naturalmente, ou encontrados em uma alimentação saudável e balanceada.
Vitaminas e minerais
No entanto, a ingestão de vitaminas e minerais deve ser feita com acompanhamento, porque em caso de absorção em excesso pode prejudicar sua saúde. Pesquisas inéditas, que foram ao ar no programa Globo Repórter, apresentaram as funções das vitaminas, bem como suas combinações de alimentos que formam uma alimentação equilibrada, saudável e com isso diminui os riscos da automedicação para obtenção dos nutrientes que faltam em nosso organismo.
Além disso, um grupo de voluntários com mais de 60 anos foi acompanhado por pesquisadores da Universidade do Extremo Sul Catarinense sobre a influência da vitamina D na memória e no aprendizado. Sendo assim, a pesquisa observou que indivíduos com insuficiência ou deficiência de vitamina D possuem maior declínio cognitivo. Ou seja, possuem menor capacidade de realizar atividades que estão diretamente relacionadas ao cotidiano. No entanto, também revelou que os níveis mais altos estavam atrelados a pessoas casadas ou idosos aposentados, por conta da maior exposição solar, uma vez que o Sol é a principal fonte de produção de vitamina D no corpo, e melhor alimentação, aliada à atividade física.
Por sua vez, um estudo da Universidade Federal de São Carlos (SP), em parceria com a University College London acompanhou mais de 3.000 pessoas acima de 50 anos durante quatro anos. E neste caso, homens e mulheres com obesidade abdominal tinham 36% mais risco de desenvolver insuficiência de vitamina D e 64% mais risco de desenvolver deficiência de vitamina D nos quatro anos subsequentes. Os estudos revelaram ainda que bons níveis de vitamina D podem garantir maior autonomia para as pessoas em idade mais avançada.
Pesquisa da UERJ
Uma pesquisa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro demonstra que a fase da vida de 25 a 30 anos é o melhor momento para o pico de massa óssea. Essa fase também pode ser chamada de idade do salto, já que o impacto estimula determinados tipos de célula que geram ação anabólica no osso.
Vitaminas de A a Z
Já as funções das vitaminas, de A a Z, ao serem combinadas aos alimentos, formam uma rica composição vitamínica. Exemplos fáceis de serem feitos: o pão com ovo, arroz com feijão, saladas verdes, legumes, entre outros. Porém, é preciso ficar atento para os riscos que uma má alimentação e automedicação podem provocar, seja uma deficiência ou até mesmo levar a uma Hipervitaminose. E ainda há o perigo da soroterapia, que tem diversos efeitos colaterais.
Conclusão
O maior estudo já realizado no Brasil sobre alimentação e nutrição infantil, constatou que cerca de 40% das crianças possuem carência de alguma vitamina ou sais minerais. Isso porque os níveis estão abaixo do recomendado pela OMS. E as deficiências de vitaminas mais importantes no organismo são: A, B12, ferro e zinco. Por fim, é de extrema importância garantir que as crianças tenham esses micronutrientes, associados ao poder das plantas, ricas em vitaminas e minerais, e os compostos que deixam as comidas mais coloridas, saborosas e que faz com que as crianças não criem barreiras para ingerirem esses alimentos saudáveis.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-superior-de-alimentos-que-aumentam-a-imunidade-com-vegetais-e-peixes_21076773.htm#fromView=search&page=1&position=0&uuid=3c737cf6-1219-4078-bbe9-6b68b97720f9