Queda de cabelo pós-Covid pode aumentar após a doença, afirma tricologista
Para quem já testou positivo para a Covid-19 pode ter notado entre os sintomas a queda de cabelo com maior intensidade. Se o seu caso é este, confira as orientações da médica tricologista Dra. Luciana Passoni.
Queda de cabelo pós-Covid
A queda dos cabelos pode sim ter relação com a Covid-19. De acordo com especialistas em saúde capilar: por dia, uma pessoa saudável pode perder uma média de 100 fios. Porém, diante do diagnóstico, esse número pode aumentar.
Segundo a médica tricologista Dra. Luciana Passoni:
“A queda de cabelo pode ser agravada por estresse, ansiedade e carências nutricionais e também após a infecção pelo vírus da Covid. A infecção pelo coronavírus pode provocar uma inflamação generalizada nos folículos pilosos, chamada de Eflúvio Telógeno, que é causa um aumento visível da queda diária de fios de cabelo, já que o cabelo entra na fase de queda mais rápido do que o normal.”
Além disso, ela afirma que a inflamação em si pode ser outro aspecto a contribuir para essa perda de fios.
“O estresse causado pela doença, pelo isolamento social ou até pelo medo da evolução e complicações da doença pode fazer com que cabelo cai excessivamente durante e pós-covid.”
Como tratar a queda de cabelo pós-Covid?
Em contrapartida, mesmo sem covid, as pessoas devem cuidar da saúde de seus cabelos. E este cuidado começa na alimentação, explica Dra. Luciana:
“As células do cabelo precisam de proteínas, além de vitaminas e minerais, para se manterem fortes e saudáveis. Importante lembrar a necessidade do corpo estar sempre hidratado, manter uma alimentação rica em Biotina (gema de ovo, castanhas), Vitamina C (frutas cítricas), Ômega 3 (peixes e linhaça), Silício orgânico (aveia e leguminosas), leite, abacate, espinafre, batata doce, feijão.”
Aumento oleosidade
Por outro lado, é possível haver outros reflexos da doença e ela inclui maior sensibilidade e aumento da oleosidade. A médica explica que neste caso a recomendação é lavar todos os dias, com shampoo para o controla da oleosidade. O objetivo aqui é reduzir a inflamação do couro cabeludo.
Tratamentos diversos
Se você percebeu a forte queda após o período de quarentena, o mais aconselhável é procurar um especialista para que ele avalie o seu caso em específico:
“Nos procedimentos, usamos recursos anti-inflamatórios não só no local da queda, como também de maneira sistêmica, aumentando a circulação e oxigenação.”
Dermocosméticos mais específicos
Os tratamentos específicos para o couro cabeludo podem ser associados ao uso de dermocosméticos mais específicos, conclui a tricologista.
“Os cuidados podem combinar uma série de procedimentos, como vitaminas e medicamentos via oral, a microinfusão de medicamento (MMP®️), laser capilar, bem como tônicos e shampoos adequados.”
*Foto: Unsplash