Proteção solar para 2022 conta com alguns lançamentos que prometem combater a exposição ao sol
O verão chegou e com ele vem uma maior exposição ao sol, que pode provocar manchas. Sendo assim, as empresas de cosméticos lançaram mais produtos mirando o verão que só acaba em março de 2022.
Proteção solar para 2022
A proteção solar para 2022 conta com produtos que combatem o envelhecimento precoce da pele. Além disso, proteger o rosto dos raios solares ajuda na prevenção de doenças da pele.
De acordo com a dermatologista Larissa Oliveira, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
“A prevenção continua sendo uma grande aliada no combate ao câncer de pele. O protetor solar de alto espectro é o produto indispensável em qualquer estação do ano e deve ser aplicado todos os dias, mesmo quando estiver nublado.”
A prevenção com o fator adequado cria uma espécie de película protetora que reflete a dispersa os raios UV e, assim, diminui a penetração da radiação na pele.
Outros benefícios
Por outro lado, tomar sol traz benefícios vinculados à produção de vitamina D, que ajuda no sistema imune do organismo. Os raios solares também produzem endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer. Porém, uma exposição maior que a recomendada pode trazer malefícios à saúde, como o câncer de pele, pontua, a dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, Fernanda Porphirio.
Novidades do setor
Entre as novidades, que neste caso foram aperfeiçoadas, o protetor de cor já foi tendência neste ano e seguirá assim em 2022. Por cobrir as imperfeições da pele, ela possui efeito matte. E algumas marcas vêm investindo na função de controle de oleosidade e potencializando os benefícios do produto. É o que afirma a médica Mariana Veloso, atuante na área de dermatologia e medicina estética, em Sorocaba (SP).
FPS sem transferência
Por outro lado, os protetores solares antitransferência se tornaram queridinhos. Esta é uma tendência e necessidade de adaptação da proteção solar à rotina de beleza.
Com a pandemia, a necessidade do uso de máscaras constantemente em lugares públicos, as marcas de cosméticos vêm investindo mais em protetores solares com toque seco, sem transferência e que não interfere em maquiagem, afirma Amilton Macedo, dermatologista, que atua em medicina preventiva, em São Paulo.
Mascne
Além disso, esses tipos de protetor solar combatem a mascne (acne que surge por conta da alta temperatura e abafamento do rosto). Consequentemente, isso provoca maior sudorese e produção de sebo, entupindo os poros.
Portanto, os protetores com toque mais seco são os lançamentos mais esperados em razão das pessoas não se sentirem confortáveis com a transferência do protetor para a máscara, explica Amilton.
FPS bem mais leve
Outra tendência bastante esperada é um FPS bem mais leve. Isso porque sua fórmula em gel com acabamento matte é ideal para usar sob a maquiagem. Vale ressaltar que por baixo das máscaras, o importante é usar o protetor solar diariamente, junto à máscara de proteção. Sobre isso, Mariana aconselha:
“O filtro solar com cor cria uma barreira mecânica na pele, protegendo a cútis dos raios UVA e UVB. Para os dias em que você vai passar muito tempo fora (quem já voltou para a rotina do escritório, por exemplo), considere trocar sua máscara facial usual por uma feita com UPF (ultravioleta fator de proteção), tecido que ajuda a impedir que os raios UVA e UVB cheguem à sua pele.”
Especialistas recomendam o uso de protetor solar a partir do FPS 30 e que o reaplique a cada duas horas ou imediatamente após suar. Já a cor fica a critério. Mas é preciso ter em mente que quem tem melasma, o filtro solar com cor também gera uma barreira física contra a luz azul.
Mais benefícios
As marcas vêm apostando cada vez mais em proteção funcionais. Ou seja, que ofereçam mais de um benefício, como a proteção solar e o tratamento antienvelhecimento. Isso inclui a hiperpigmentação e o melasma, que incomodam mais ainda no verão. Portanto, as marcas estão apostando em protetores solares que diminuem o aparecimento de manchas, com ação antioxidante e proteção à luz visível.
Gel aquoso
Por fim, a tendência do gel aquoso promete refrescância à pele durante o verão. Amilton explica melhor:
“Assim como os produtos com componentes naturais, como o óleo de buriti, rico em betacaroteno, que estimula a proteção natural da pele e é resistente à água e suor.”
Além disso, também são tendência os produtos sem corantes e conservantes para as peles mais sensíveis. Este setor se preocupa ainda com a sustentabilidade, produzindo protetores com ativos mais naturais em suas composições, conclui Mariana.
*Foto: Unsplash