A cosmetologia é a ciência que estuda os produtos cosméticos. E isso compreende desde a sua preparação até a venda e aplicação desses produtos.
Cosmetologia em estudo
Atualmente, a cosmetologia possui um estudo mais aprofundado no setor de cosméticos. Isso porque seu papel é fundamental para identificar a natureza física, química, biológica e microbiológica de cada produto.
Profissionalização
Assim como qualquer outra ciência séria, a cosmetologia exige profissionais capacitados e específicos. Neste caso, trata-se do cosmetologista e do esteticista. O primeiro profissional é quem estuda e melhora as fórmulas, além de fabricar os produtos cosméticos conforme os métodos científicos da cosmetologia.
Já o esteticista é o profissional que sabe identificar os cosméticos de acordo com suas propriedades. Entretanto, ele não é obrigado a saber os detalhes da preparação de um produto cosmético. Porém, deve saber sobre as substâncias usadas na preparação, assim como a ação de cada produto, seus efeitos e suaas contraindicações.
História desta profissão
Segundo a história, o uso de cosméticos e produtos de toucador aconteceu primeiramente por meio dos egípcios.
No caso, as mulheres egípcias utilizavam alguns minérios e extratos vegetais como sombras de olhos e rouge. Além disso, Cleópatra tomava banho com leite de cabra para ter a pele macia.
Além disso, é nesta mesma época, que os faraós mortos eram “guardados” em sarcófagos. Estes espaços tinham tudo o que era preciso para manter o corpo sempre belo.
Um exemplo disso é o sarcófago de Tutankhamon (1400 a.C.), onde foram encontrados cremes e azeites que eram usados tanto na decoração, quanto no mantimento da beleza do corpo.
*Foto: Unsplash