Meditação para idosos integra projeto que avalia os efeitos de exercícios físicos e práticas mentais; interessados devem entrar em contato por meio do telefone: (87) 9 9171-0701.
Um programa que integra exercícios físicos e práticas mentais para idosos está disponível em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.
Meditação para idosos
O programa de meditação para idosos integra o projeto de pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Saúde e Desempenho Funcional da Universidade de Pernambuco em Petrolina. Além disso, o objetivo é avaliar os efeitos decorrentes desta iniciativa dentro de 24 semanas de atividade física e mental para a terceira idade.
Inscrições
Para se inscrever, as pessoas devem entrar em contato por meio do telefone: (87) 9 9171-0701. Podem participar do projeto, homens e mulheres com idade igual ou maior que 65 anos, sedentários. Mas que também tenham queixas de memória (sente que está com esquecimento) e que deslocam/caminham em ritmo lento (mais devagar do que pessoas da mesma idade). Além disso, os voluntários não podem apresentar diagnóstico de Alzheimer ou outro tipo de demência.
Programa de atividade gratuito
Contudo, vale destacar que os participantes vão receber, de modo gratuito, um programa de atividade física (exercícios para fortalecimento muscular e equilíbrio) e práticas curtas para promoção de atenção plena (práticas de meditação) duas vezes por semana na UPE-Petrolina .
Além disso, essas atividades serão supervisionadas por profissionais capacitados do curso de Fisioterapia e Educação Física.
Avaliação completa
Por fim, antes do começo do projeto e ao término das 24 semanas, todos os voluntários receberão uma avaliação completa da saúde física, cognitiva e do coração/vasos sanguíneos, além de orientações para uma melhor qualidade de vida.
*Foto: Unsplash