Idosos e o sistema locomotor necessitam desenvolver hábitos saudáveis para conseguirem envelhecer melhor
O sistema locomotor é formado pelo sistema muscular, sistema esquelético e pelas articulações. Seu papel fundamental é garantir que o corpo movimente-se. Entretanto, com o decorrer dos anos, os componentes desse importante sistema sofrem alterações. Consequentemente, a capacidade de locomoção vai diminuindo.
Idosos e o sistema locomotor
Segundo o portal Brasil Escola:
“O envelhecimento é um processo natural que, infelizmente, ocorre com todos os seres vivos, inclusive com o ser humano. Com o avanço da idade, diversos problemas surgem em nosso corpo, e a parte mais prejudicada é o sistema locomotor.”
Por outro lado, no caso dos músculos, com o avanço da idade, há uma redução da massa e perda da força. De acordo com alguns estudos, é por volta dos 60 anos que é verificada uma redução da força máxima muscular entre 30% e 40%.
Além disso, essa perda da força muscular faz com que a capacidade de locomoção do idoso seja prejudicada. Isso porque ela é essencial para a capacidade motora.
“Apesar da diminuição da massa muscular ocorrer com o avanço da idade, a diminuição do hormônio do crescimento e a falta de atividades físicas também estão relacionadas com o problema. Além disso, a alimentação e outros problemas de saúde podem desencadear essa redução da massa, sendo necessário praticar exercícios físicos e adquirir uma dieta saudável.”
Ossos
Em relação aos ossos, eles também sofrem com o envelhecimento. Portanto, é bastante comum a ocorrência da diminuição da densidade do osso. A perda óssea pode ser leve ou originar quadros mais graves. Isso desencadeia, por exemplo, a osteoporose.
A osteoporose é um problema de saúde que faz com que os ossos tornem-se fracos e quebradiços. Por conta disso, pessoas com o problema sofrem lesões sérias até mesmo com pequenos tombos. Há diferentes tipos de osteoporose: algumas em decorrência da menopausa, outras relacionadas com a idade e aquelas de causas secundárias, como doenças renais ou endócrinas.
O problema ósseo pode se agravar mais a partir dos 70 anos. Porém, pode ser evitado com a prática de atividades simples. São elas:
- alimentação rica em cálcio;
- exercícios físicos;
- e a eliminação de maus hábitos para o organismo, como fumar e consumir bebidas alcoólicas exageradamente.
Contudo, especialistas recomendam a diminuição das doses de café e da quantidade de sal nos alimentos.
Articulações
As articulações também apresentam problemas decorrentes da idade. Neste caso, a osteoartrose é a doença articular mais comum em pessoas com idade superior a 65 anos.
A enfermidade provoca desgaste da cartilagem articular. Ou seja, a cartilagem que se encontra na superfície dos ossos forma uma articulação. Esse problema pode causar rigidez matinal, dores, atrofia muscular, estalos nas articulações e diminuição do espaço intra-articular.
Como melhorar a vida dos idosos e o sistema locomotor?
Os problemas do sistema locomotor podem ser amenizados por meio de uma alimentação saudável e, especialmente, com exercícios físicos. Isso engloba ainda atividades que melhoram a coordenação e o equilíbrio e que fortalecem a musculatura. Tudo isso é fundamental para ampliar a qualidade de vida e elevar a capacidade de locomoção do idoso.
Por fim, vale destacar que alguns problemas de saúde causam limitações. Sendo assim, nenhuma atividade física deve ser feita sem orientação médica.
*Foto: Freepik