Idosos de Hortolândia contam com atividade gratuita, desempenhada por equipes da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social
Residentes de Hortolândia, com 60 anos ou mais, atendidos pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do Jd. Santa Clara participam semanalmente de uma atividade ao ar livre, gratuita, que visa a trabalhar a integração mente-corpo-espírito.
Idosos de Hortolândia
Além disso, os idosos de Hortolândia podem participar dessas atividades para o corpo, que também são voltadas para todas as idades. A iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. E ocorre no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), antigo Parque Creape, que fica na Rua Bolívia, 290, no Jd. Santa Clara do Lago.
Técnicas corporais
A Roda de Movimento Vital Expressivo (MVE), que utiliza técnicas de alinhamento do corpo, coração, mente e espírito, é uma das atividades oferecidas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades ocorrem as terças e quartas-feiras, às 8h30. E isso tudo mobiliza quase 60 pessoas por dia. Os interessados em conhecer o MVE podem ir até o OAPE e acompanhar a prática.
Sobre a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social
A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social é responsável por criar ações de inclusão, proteção e desenvolvimento social por meio de ações que transformem a população de baixa renda em protagonistas sociais. Sendo assim, é papel da secretaria criar ferramentas para qualificação profissional, geração de renda e desenvolvimento pessoal, além de garantir atendimento assistencial básico para famílias em vulnerabilidade social.
Mas, em relação à terceira idade de Hortolândia, nesta iniciativa, a secretária adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social, Roberta Diniz, ressalta:
“São encontros prazerosos que contribuem com o percurso da valorização da pessoa idosa. Os usuários demonstram interesse ao realizar as atividades, fortalecendo a cooperação, convivência e socialização entre eles, mediante a troca de experiências.”
*Foto: Reprodução