Existem vários procedimentos para a redução de gorduras localizadas. Dentre eles, temos a hidrolipoclasia. Você sabe como funciona esse procedimento? Continue lendo e entenda tudo sobre a hidrolipoclasia.
A hidrolipoclasia é um procedimento cirúrgico que trata gorduras localizadas por meio da aplicação de solução fisiológica na área visada.
É uma solução hipotônica, composta basicamente por soro fisiológico.
Uma vez aplicada, a solução age para aumentar o tamanho das células do tecido adiposo, o que torna mais fácil o seu rompimento.
Após a solução agir e as células de gordura serem rompidas, o organismo pode eliminá-las sem maiores dificuldades, já que a dispersão da gordura facilita a drenagem linfática.
O rompimento das células adiposas é estimulado por meio de sessões de ultrassom no local tratado, que aplicam vibrações mecânicas sobre a gordura.
Caso não seja drenada ou aspirada artificialmente, a gordura acaba sendo reabsorvida pelo próprio corpo e posteriormente expelida nas fezes e na urina.
Assim, a hidrolipoclasia se mostra como uma alternativa aos procedimentos tradicionais de lipoaspiração, entregando os mesmos resultados sem pontos negativos como recuperação pós-cirurgia e dores.
Além disso, o custo benefício torna a hidrolipoclasia bem atrativa, não só pela questão financeira, mas também pelo baixíssimo risco associado ao procedimento.
Tipos de hidrolipoclasia
Um dos tipos mais buscados desse procedimento é a chamada hidrolipoclasia não aspirativa.
Esse modelo de hidrolipoclasia é um procedimento tido como pouco invasivo, tendo como objetivo eliminar o tecido adiposo localizado.
O procedimento é realizado por meio da aplicação de uma solução, geralmente um soro fisiológico, para dissolver a gordura e ajudar na quebra das células adiposas.
Em seguida, após a solução agir, seguem sessões de ultrassom e drenagem, até que a gordura localizada seja eliminada.
Em geral, é preciso fazer entre 5 a 10 sessões, normalmente semanais. Os resultados podem ser observados, geralmente, após 2 ou 3 sessões.
Já na hidrolipoclasia aspirativa, também se recorre à aplicação de uma solução fisiológica ao local da gordura a ser tratada.
A diferença é que são instaladas microcânulas na região, as quais são conectadas a um aspirador mecânico para fazer a sucção, removendo o tecido adiposo cujas células foram rompidas (gordura dispersa).
Uma das diferenças com a hidrolipoclasia não aspirativa é o número de sessões necessário para se poder notar um resultado. No caso da hidrolipoclasia aspirativa, esse número é menor, se comparado ao procedimento não aspirativo.
Todavia, a hidrolipoclasia aspirativa é uma técnica mais invasiva e incisiva, e por vezes demanda um maior número de exames antes da realização da operação.
Usos
A hidrolipoclasia tem como objetivo reduzir a gordura localizada no local que vai ser submetido ao tratamento.
Desse modo, vale destacar, a hidrolipoclasia não é um procedimento utilizado para emagrecimento, mas sim para eliminar pequenos trechos de gordura localizados em áreas específicas do corpo.
Para o procedimento ter o melhor resultado possível, isto é, para trazer um emagrecimento duradouro, os especialistas recomendam que ele seja aliado a outras medidas, como exercícios físicos regulares e uma dieta adequada.
A hidrolipoclasia é um procedimento bem versátil, sendo recomendada para locais como o abdômen, a cintura, a região do umbigo, os flancos (“pneuzinhos”), a parte de dentro das coxas, as costas, os braços, as pernas e até na parte inferior do queixo.
Assim, os usos da hidrolipoclasia são resumidos à eliminação de gordura localizada, em quantidades reduzidas. Porém, a exata redução alcançada com o procedimento varia caso a caso.
Isto porque os melhores resultados são atingidos apenas se a totalidade das recomendações médicas forem seguidas à risca. Ainda, o estilo de vida do paciente influencia muito no resultado, por exemplo através de exercícios e da dieta.
Os benefícios
A hidrolipoclasia possui diversos benefícios em comparação com outros procedimentos para o tratamento de gorduras localizadas.
O procedimento não causa qualquer tipo de dor. Isto porque o local em que será aplicada a solução fisiológica é antes tratado com anestesia local.
Além disso, a hidrolipoclasia não tem a necessidade de um período de recuperação pós-operatório. Não há necessidade de ligaduras, embora os especialistas recomendem o uso de cinta para a melhor modelagem da área tratada.
Ao contrário da clássica lipoaspiração cirúrgica, em que o tecido adiposo é extraído em um mesmo momento, na hidrolipoclasia isso é feito de forma gradual, dando tempo ao organismo se adaptar de forma mais natural.
É por conta disso que não há período de recuperação, já que o tratamento é feito aos poucos, e não de uma vez só como na lipoaspiração, o que pode ser traumático para o corpo.
Ainda que possa surgir um inchaço após o procedimento, não é nada para se preocupar, uma vez que isso é um estágio natural do procedimento. Esse inchaço logo desaparece com as sessões de ultrassom e as drenagens linfáticas.
Outro benefício da hidrolipoclasia é que ela tem poucas contra-indicações. Apenas mulheres grávidas ou em amamentação não devem realizar o procedimento, além de pessoas com lesões na área a ser submetida ao tratamento.
Devo fazer?
A hidrolipoclasia é recomendada para o tratamento de gordura localizada em pequenas quantidades. Enquanto procedimento gradual, o tratamento demora de dois a três meses para ser completo.
Essa é uma forma interessante de realizar o tratamento de “gordurinhas” em pouca quantidade, a um custo benefício interessante e de forma pouca invasiva.
Se você busca o tratamento de gordura em seu corpo, a hidrolipoclasia pode ser o procedimento para você.
Embora não se possa fornecer uma cotação precisa, já que o valor do procedimento varia de acordo com diversos fatores (aplicações, procedimentos complementares, equipamento e solução utilizados, medidas do paciente etc.), o preço é mais em conta que outros procedimentos mais invasivos.
Desse modo, é possível aliar o menor custo financeiro ao menor risco envolvido no tratamento, uma vez que a hidrolipoclasia não é tão incisiva quanto a lipoaspiração cirúrgica, por exemplo.
Da mesma forma, o prejuízo para o dia a dia é mínimo, já que, além do maior risco de trauma para o corpo, também se elimina a necessidade de um período de recuperação estendido.