Exercícios para mente e corpo podem aliviar o estresse; problema atinge 90% da população mundial, afirma OMS
Com a pandemia, muitas incertezas vieram junto e afetaram corpo e mente dos seres humanos em todo o mundo. Aliadas a isso, também houve dificuldade financeira, excesso ou falta de trabalho, além de cansaço, preocupação e insegurança com o futuro.
Estes são alguns dos motivos que levam uma pessoa ao estresse. Porém, esta é uma reação natural do organismo que envolve componentes psicológicos, físicos, mentais, hormonais e acontece em situações de vulnerabilidade.
Exercícios para mente e corpo
Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), este é considerado o mal do século, problema que afeta 90% da população mundial.
Sobre isso, o CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” destaca a importância dos exercícios para mente e corpo a fim de reduzir o problema.
Como iniciar os exercícios para mente e corpo ?
Segundo a educadora física Domitila Crislaine Anta, integrante do CEJAM, a partir dos primeiros seis meses de vida, um ser humano há possui condições de explorar o espaço e os movimentos:
“O ideal é incentivar as crianças desde cedo, em especial com brincadeiras e jogos.”
A especialista diz ainda que meditar e praticar a conscientização corporal, como yoga e pilates, ou ainda corridas e caminhadas diárias, também colaboram para o autocontrole. Ela age na consciência com interações entre o corpo e a mente, tanto para crianças quanto para os adultos.
Práticas mais intensas
Por outro lado, ao praticar atividades físicas mais intensas, como artes marciais, jump e dança, por exemplo, podem ser mais eficientes, revela Domitila:
“As primeiras ajudam a desacelerar a mente do ritmo frenético em que vivemos e as últimas, em especial as artes marciais, promovem a disciplina e o autocontrole. Lembrando que todas têm benefícios, o essencial é sempre mesclar as modalidades para uma eficiência ainda maior.”
Mude seus hábitos
Quando os hábitos mudam, os benefícios para a saúde corporal e mental aparecem. Elas são evidentes em práticas regulares de atividades físicas. Com isso, o estresse pode ser amenizado cada vez mais.
A professora destaca também que os exercícios melhoram o humor, regulam o sono e dá mais disposição. E ainda previne e controla doenças, peso, e aumento da imunidade e expectativa de vida.
Ela revela que no início a mudança de hábitos pode ser mais difícil. Mas tudo é uma questão de escolha e prioridade. Domitila afirma que primeiro pode começar por uma atividade que tenha facilidade em encaixar sua rotina e gosto para ter continuidade no dia a dia. A especialista conclui:
“Melhorar a saúde física e mental é a melhor decisão que podemos tomar para a nossa vida e se exercitar pode ser um dos principais passos.”
*Foto: Unsplash