Cuidados noturnos para cabelos contam com tecnologias à disposição no mercado que evolui bastante
Anos atrás seria inimaginável pensar em cuidar dos cabelos enquanto dormimos. Porém, hoje isso é possível. Atualmente, basta saber os prós e contras desse tipo de tratamento e tirar proveito de seus benefícios.
Cuidados noturnos para cabelos
Em reportagem recente da revista CLAUDIA, a dermatologista e tricologista Luciana Passoni explicou o que se deve fazer para não errar na hora de cuidar dos fios à noite. Ela diz que a touca de cetim é aliada dos cuidados noturnos para cabelos. Porém, enfatiza que não deve ser usada com óleos capilares.
Por outro lado, a touca de cetim não abafa os fios, mas quando utilizada com os produtos certos e pode trazer excelentes resultados.
“Um ponto muito interessante do cetim é que ele não provoca atrito entre os fios, o que deixa as cutículas mais fechadas e o cabelo mais forte. Uma dica de sucesso para qualquer tipo de cabelo é usar uma máscara de proteína de uma a duas vezes na semana e dormir com a touca. Não devemos usar óleos capilares e usar a touca, porque isso, sim, abafa os fios.”
Use brumas capilares antes de dormir
Neste caso, a dermatologista explica também pode aplicar uma bruma capilar com redensificadores e ativos veganos, com ou sem touca. O mais efetivo deles é o amaranto naturepepe, que atua “aumentando as ligações de pontos de hidrogênio entre a cutícula e o fio”.
Durma de cabelo sujo, mas jamais molhado
Para garantir que seu cabelo esteja com a saúde sempre em dia, durma com ele sempre seco.
“Nunca durma com o cabelo molhado, pois além de enfraquecer o fio pode aumentar a colonização fúngica no couro cabeludo. É melhor dormir com o cabelo sujo do que molhado.”
Como cuidar de cada tipo de cabelo à noite?
Luciana revela que fios lisos devem ser escovados antes de dormir e aplicar em seguida um sérum ou máscara antes de colocar a touca. Nos cabelos cacheados, deve-se ter o mesmo cuidado. Porém, sempre inclua produtos que garantam uma nutrição com aminoácidos que penetram de forma melhor nos fios. Além disso, ainda no caso das cacheadas que não queiram usar a touca de cetim, deve-se usar mais óleos de umectação. Já em fios crespos, pode-se usar óleo de umectação duas vezes na semana e não prender ou fazer tranças. “A touca de cetim também é recomendada, mas, lembrando, sempre sem óleos”, reforça Luciana.
Outros produtos
Além dos já citados acima, outros produtos podem ser seus grandes aliados quando o assunto é cuidado noturno, afirma a tricologista.
“Máscaras de origem vegetal podem ser usadas diariamente ou de acordo com a sua necessidade, séruns anti-queda, com medicamentos ou anti-frizz, óleos vegetais como os de melaleuca.”
Quando evitar tratamentos noturnos
Por fim, apesar de haver mais benefícios do que malefícios há casos em que devemos evitar tratamentos noturnos, diz Luciana:
“Se você não possui queixas capilares, quando o cabelo está saudável e quando não há frizz, não é necessário fazer tratamentos noturnos.”
*Foto: Reprodução