Tratar o melasma envolve saber cuidar da pele no dia a dia
Como já é de conhecimento geral o meslama consiste em ter manchas escuras no rosto, especialmente em áreas como queixo, bochechas, nariz, buço e testa. Porém, ela também pode surgir em outras regiões do corpo, como pescoço e colo, e nos braços, por exemplo.
Como tratar o melasma?
De acordo com estudos da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ainda não existe causa definida para o aparecimento do melasma. Entretanto, ele pode estar associado ao uso de anticoncepcionais femininos, gravidez, questões hormonais e, principalmente, à exposição solar. E isso não diz respeito apenas aos raios ultravioleta, mas como também à luz visível. Além disso, a entidade afirma que as mulheres são mais propensas a ter as manchas características desta condição, embora possa aparecer nos homens também.
Segundo a especialista em estética facial e corporal Luzia Costa, tratar o melasma é pensar também em modos de prevenção.
“Essas manchas são mais escuras e podem agravar se não forem tratadas corretamente. Por isso, é muito importante tirar um tempo do nosso dia para tratá-las, clareá-las e impedir que voltem.”
Confira a seguir algumas “soluções” que a profissional destaca para adotar na sua rotina de skincare, para assim cuidar da forma correta essas manchinhas.
Skincare em dia
Quem possui melasma precisa adotar uma rotina de skincare. Ou seja, sua pele precisa de cuidados específicos para manter-se limpa, hidratada e protegida. Portanto, isso envolve a escolha de produtos adequados para o seu tipo de pele junto ao seu dermatologista. O tratamento deve ser diário!
Hidratação
Luzia reforça que a hidratação é ainda mais importante neste caso, uma vez que ela consegue potencializar o efeito dos protetores solares contra o sol e conferir mais vitalidade e saúde a todas as peles, sem distinção.
Proteção é fundamental
Como já vimos a exposição ao sol é um dos principais fatores para o surgimento do melasma. Sendo assim, é fundamentar o uso de um fotoprotetor todos os dias, e reaplicá-lo em determinados intervalos, afirma Luzia Costa.
“Na hora de escolher o protetor solar, opte sempre por um que tenha fator de proteção alta (como o FPS 50), que seja próprio para o rosto e que proteja também contra luzes de celulares e computadores, além dos raios ultravioletas.”
Por outro lado, ela ressalta que é preciso investir em barreiras físicas contra o sol. Isso envolve o uso de viseiras, bonés, chapéus e óculos de sol. Todos estes acessórios devem ser usados, sobretudo quando for à praia, piscina ou outro lugar em que tenha contato direto com o sol. Quando não é adotado este tipo de solução, pode desencadear um problema futuro.
Alimentação saudável
Não é de hoje que os cuidados com o corpo devem ocorrer também de dentro para fora. Portanto, prefira comer frutas e vegetais, que contenham: betacaroteno, licopeno e vitamina A. a profissional reforça que estas substâncias auxiliam as células no combate aos radicais livres.
Vá ao dermatologista
O dermatologista saberá como tratar o melasma, por ser especializado em questões de pele. Ele poderá diagnosticar a condição. Em seguida poderá dar alternativas para tratar as manchas ao indicar produtos adequados e prescrever quais cuidados devem ser tomados.
Por fim, não aplique um protetor solar ou qualquer creme ou dermocosmético sem orientação médica!
*Foto: Unsplash