Chocolate para mente e corpo deve ser consumido com moderação, afirma nutricionista Pricilla de Almeida Moreira
Para quem não dispensa um chocolatinho na semana, há uma boa notícia: o chocolate traz benefícios para a saúde. Portanto, ele não precisa ser cortado da dieta, uma vez que pode ser uma boa fonte de nutrientes. Porém, é necessário ter alguns cuidados na hora do consumo.
Chocolate para mente e corpo
O chocolate para mente e corpo, segundo a nutricionista Pricilla de Almeida Moreira, pode ser rico em flavonoides. Elas são moléculas que protegem o vegetal e trazem benefícios para a saúde humana. Além disso, o chocolate reduz os riscos de algumas doenças:
“O consumo do chocolate está associado à diminuição do risco de morte por doenças cardiovasculares e à diminuição da pressão arterial, devido à sua atividade antioxidante e anti-inflamatória.”
Fitoquímicos que previnem e tratam doenças
Contudo, o chocolate possui alguns fitoquímicos, que são substâncias que conferem cor aos alimentos e auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças, que possuem efeitos estimulantes do bem-estar no cérebro.
“O chocolate amargo também contém triptofano, um aminoácido essencial, não sintetizado pelo nosso corpo, que é o precursor da serotonina – que está relacionada à felicidade, prazer e bem-estar, além da regulação do sono.”
Chocolate deve ter consumo moderado
Por outro lado, segundo a especialista, recomenda-se o consumo moderado:
“De 75 a 100 gramas por dia de chocolate amargo ou de produtos ricos em cacau tem sido associado a um melhor perfil lipídico: redução do colesterol LDL (“mal” colesterol) e aumento do HDL (“bom” colesterol).”
Alternativa saborosa
Sendo assim, o chocolate pode ser uma alternativa saborosa e prática no dia a dia, para questões de saúde física e mental. Por fim, ele pode ser uma fonte de prazer e estímulo para manter uma alimentação saudável.
*Foto: Unsplash/Charisse Kenion