Cartilha para envelhecer com saúde tem conteúdo de acesso gratuito a todos
O tema envelhecer bem sempre vem à tona e ainda mais em tempos pandêmicos. Por outro lado, envelhecer com saúde também é fruto de melhores escolhas ao longo da vida. Isso inclui a prática de exercícios físicos e de manter uma alimentação saudável. Ambas as iniciativas podem fazer a pessoa chegar bem à terceira idade.
Dados do IBGE
Para ter um corpo saudável para quando tiver mais idade deve-se começar a ter melhores escolhas mais cedo. Prova disso é que hoje a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando em torno de três meses a cada ano. É o que diz o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto estima que em 2031 a população idosa seja mais numerosa do que a de crianças e adolescentes. Além disso, até 2050, os idosos devem representar mais do que 30% da população.
Cartilha para envelhecer com saúde
Uma cartilha para envelhecer com saúde, desenvolvida pela equipe do serviço de Geriatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), do Rio de Janeiro (RJ), reúne dicas de alimentação, atividades físicas e de cuidados com a saúde mental e doenças crônicas. Intitulada ‘Envelhecimento Saudável – o melhor cuidado para a melhor idade’ tem uma linguagem clara e objetiva. Além disso, o material ensina ainda a planejar o envelhecimento.
A cartilha está disponível para download gratuito no link.
De acordo com a geriatra do HSPV, Mariangela Perez:
“O envelhecimento é o período da vida em que o indivíduo deve aproveitar, pois já não tem mais as obrigações da vida adulta, como cuidar dos filhos e trabalhar. É uma fase para ter planos, novos desafios, viajar. Envelhecer não é sinônimo de sofrer, como muita gente acredita. Na verdade, a maioria da população idosa vai muito bem, obrigada, haja visto a quantidade de idosos que a gente via antes da pandemia frequentando teatro, cinema, excursões. Mas esse bem estar precisa ser cultivado ao longo dos anos.”
Adquira bons hábitos desde cedo
Com o hábito de fazer boas escolhas desde cedo é possível investir na saúde, orienta Mariangela:
“O estilo de vida é fundamental para estar bem na fase mais avançada da vida. É preciso exercitar o corpo, cuidar de nossos músculos e ossos e da nossa alimentação, que deve ter proteína de qualidade e pouca gordura. Devemos cuidar das doenças crônicas, controlar a hipertensão, o diabetes e evitar a obesidade. E é muito importante também cuidar da saúde emocional e buscar ajuda sempre que necessário, para envelhecer com uma boa cabeça.”
Remédios
Esta é a segunda cartilha gratuita produzida pela equipe do serviço de Geriatria do HSVP. A primeira foi ‘Como Organizar Seus Remédios’. O conteúdo traz informações importantes sobre conservação, manuseio e armazenamento das embalagens de medicamentos.
Como diferencial a publicação tem a opção de impressão de uma tabela a ser preenchida com os remédios conforme os horários em que a pessoa deve tomar. A tabela pode ser fixada na porta da geladeira ou uma parede próxima ao local onde os remédios ficam armazenados.
Segundo a Abcfarma (Associação Brasileira de Comércio Farmacêutico), os esquecimentos e falhas de interação com outros profissionais são alguns dos principais erros de administração de medicamentos, diz a geriatra.
“Uma orientação que costumo dar aos meus pacientes é que levem esta planilha com medicamentos e horários para a consulta, o que facilita a análise do médico.”
Para acessar a cartilha ‘Como Organizar Seus Remédios’, entre neste link.
‘Como Organizar Seus Remédios’ está disponível para download gratuito no link.
*Foto: Unsplash/sriyogaashram