Base com skincare tem ganhado destaque no mercado de maquiagem
Há algum tempo o universo da maquiagem vem falando no uso da base com skincare. De modo geral, a categoria consiste em bases formuladas com ingredientes comuns em cosméticos desenvolvidos para cuidar da pele. Isso inclui: ácido hialurônico, vitamina C, esqualano, niacinamida e ácido salicílico.
Contudo, a junção dos dois universos ainda gera discussões na comunidade de beauté e diversos questionamentos entre os consumidores. E a principal dúvida é se estes ativos ‘poderosos’, quando misturados à base, de fato trazem benefícios à pele. ao longo deste texto, você ficará a par desta questão.
Base com skincare
Se a base com skincare funciona de verdade, a resposta depende de alguns fatores. Em primeiro lugar, quais são seus objetivos com este produto? Ou seja, se você deseja apenas controlar a oleosidade e hidratação, podem sim conseguir este feito por meio do uso da base com skincare. No entanto, a maquiagem não é capaz de auxiliar em tratamentos mais complexos, como manchas, acne e sinais da idade. “Mesmo sendo um produto que faz uma camada sobre a pele, ele acaba sendo absorvido pelo organismo e uma porcentagem dele chega à epiderme, o que pode ajudar em algumas questões específicas. Porém, como geralmente usamos outros produtos antes da base, é possível que pouco desses ativos de fato consiga ter uma boa penetração”, explica a dermatologista Mônica Aribi. Neste ponto, a textura da base também faz diferença. “Se ela for mais fluida e aquosa, a absorção é maior. Versões mais cremosas, por outro lado, impedem que a absorção do ativo seja realmente eficiente”, adiciona Mônica.
Qual o tipo de vitamina?
Além disso, o tipo de ativo escolhido para a composição também faz diferença. “A vitamina C, por exemplo, é muito sensível e qualquer tipo de mistura diferente na formulação pode desestabilizá-la. O ácido hialurônico, porém, costuma performar melhor”, pontua a dermatologista.
Outro fator importante é a concentração dos ingredientes presentes na fórmula: se ela for muito baixa, provavelmente não vai fazer qualquer efeito. “Por ser um produto misto, a base com skincare não costuma ter uma alta concentração destes ativos, principalmente quando comparados aos produtos desenvolvidos especificamente para tratar a pele”, adiciona Mônica.
Portanto, esteja sempre atenta à composição. E você também deve se atentar em relação ao que a marca diz o produto. Isso porque, existe uma grande diferença entre dizer que uma fórmula contém um ativo que tem benefícios e afirmar que a formulação final de fato oferece essa ação específica. Dizer que o ácido hialurônico presente na composição ajuda a hidratar a pele, por exemplo, não é o mesmo que dizer que a base hidrata a pele. Essas afirmações devem ter respaldo de testes clínicos, assim como qualquer item de skincare.
Conclusão
Por fim, de modo geral, ainda que possa trazer certos benefícios e ajudar a pele a ficar com uma aparência mais bonita no dia a dia, não dá para esperar que uma base com skincare vá agir como um cosmético de tratamento, sobretudo quando falamos de necessidades muito específicas. Nestes casos, é melhor usar o bom e velho sérum.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/arranjo-de-conteineres-de-fundacao-plana-leiga_29068618.htm#fromView=search&page=1&position=17&uuid=18ac3654-b28f-4d77-bddf-b12cba1ce7a8