Autocuidado promove equilíbrio e resulta em uma rotina mais saudável, que é possível a partir de poucas mudanças; confira
No dia 24 de julho é celebrado o Dia do Autocuidado. A data entrou em vigor em 2011, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de se manter constantemente atenta aos cuidados com a saúde da mente e do corpo.
Autocuidado promove equilíbrio
Além disso, o autocuidado promove equilíbrio diário. Isso porque a pessoa exerce um conjunte de ações ao promover a si mesma uma melhor qualidade de vida. Porém, com a pandemia de Covid-19, muito se falou sobre a importância de manter a sanidade mental e corporal, na intenção de prevenir doenças.
Relatório da OMS
De acordo com o relatório da OMS, houve uma alta de 27,6% dos casos de transtorno depressivo grave no mundo durante o primeiro ano da pandemia. E também no mesmo ano foi possível registrar 25,6% mais casos de transtornos de ansiedade em todo o planeta.
Portanto, é importante fazer escolhas e construir hábitos saudáveis, para que estes influenciem positivamente em seu dia a dia. É o que explica o psiquiatra Alberto Augusto Iglesias Ferreira, médico credenciado ao Instituto Mato Grosso Saúde (MT Saúde) e que atende no Hospital São Mateus, em Cuiabá. Segundo o especialista:
“Principalmente nesta época de pandemia, os casos de ansiedade, depressão, crises de pânico e burnout aumentaram demais. Além do cuidado da saúde física é muito importante cuidar da saúde mental.”
Por outro lado, nem sempre é fácil aderir a esta prática, e ainda mais para ajudar pessoas próximas com o autocuidado diário. Sendo assim, o profissional de saúde listou três alterações simples. Porém, com grande potencial para fazer a diferença na sua rotina. Veja a seguir.
Alimentar-se bem
A alimentação reflete diretamente no corpo. E ainda afeta a disposição, o aspecto da pele, a resistência das unhas e até o brilho dos cabelos, entre outras questões. Portanto, alimentar-se bem é o primeiro passo para ter uma vida mais saudável.
Pratique atividades físicas
Para quem ainda é sedentário, é importante praticar atividade física. Ela deve fazer parte de sua rotina diária. Isso porque ficar muito tempo sentado ou deitado pode gerar problemas futuros nas articulações, nos músculos e na coluna de modo precoce. Encontre uma atividade física que traga bem-estar.
Cultivar a espiritualidade
Ao cultivar a espiritualidade, seja por religião, pela prática de yoga e meditação, é possível atingir um grau de satisfação para o seu bem-estar geral, e na prevenção de doenças.
*Foto: Reprodução