Alimentos para hipertensos abrangem nutrientes ricos em potássio, como banana prata, abacate e laranja, entre outros
Muitas pessoas sofrem com pressão alta, e infelizmente ela não tem cura, mas pode ser controlada por remédios e também por uma alimentação adequada. Isso envolve alimentos saudáveis ricos em potássio, como banana prata, abacate e laranja, entre outros.
De acordo com Fernanda Taveira, especialista em nutrição da PROTESTE:
“A pressão alta, infelizmente, não tem cura, mas pode ser controlada com o tratamento adequado, que é feito com o uso regular de medicamentos, prescritos pelo médico, e com a adoção de hábitos de vida saudáveis.”
A seguir, confira quais são os alimentos saudáveis para hipertensos e quais devem ser evitados.
Alimentos para hipertensos
Prefira alimentos ricos em potássio
O potássio é essencial no controle da pressão arterial. Já foi demonstrado, inclusive, que uma dieta rica em potássio é capaz de suprimir a hipertensão causada pelo consumo excessivo de alimentos ricos em sódio. Veja a lista dos alimentos que contêm a substância:
sementes de girassol, uva passa (sem semente), amêndoas, espinafre, abacate, aveia, batata, banana-prata, beterraba, aipo, brócolis, maracujá, tomate, melão, cereja, milho verde, laranja, ameixa, vegetais, leguminosas, cereais integrais.
Aposte em alimentos ricos em cálcio
Invista nos alimentos que contêm cálcio, como queijo cottage, amêndoas, leite de vaca, iogurte, avelã, castanha do Brasil, espinafre, tofu, beterraba, sardinha, ameixa seca, ovo cozido, gérmen de trigo, laranja, abóbora, banana.
Fontes de magnésio
Já o magnésio inibe a contração dos vasos, incluindo artérias e veias do sistema cardiovascular. Portanto, contribui para o controle da pressão. As melhores fontes são:
farelo de trigo, semente de abóbora, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, grão de bico, semente de girassol, aveia, arroz integral, granola, espinafre, ervilha em vagem, quiabo, uva passa (sem semente), mandioca, couve, lentilha, camarão, agrião, beterraba, abacate, figo e leite de vaca.
Alimentos que devem ser evitados para quem tem pressão alta
Evite o sódio em excesso
O sódio em excesso é um inimigo da pressão alta. Mas há uma quantidade ideal de consumo que é de 5 gramas de sal por dia (ou uma colher de chá). Vale lembrar que além do sal, há outros alimentos ricos em sódio:
- carnes processadas (presunto, mortadela, bacon, paio);
- defumados;
- queijos (parmesão, roquefort, camembert, cheddar cremoso);
- temperos prontos, catchup, mostarda, maionese;
- sopas, caldos e refeições já preparadas;
- vegetais enlatados como palmito, ervilha, milho, picles, cogumelos e azeitonas;
- biscoitos, pastel, pizzas, batatas fritas, salgadinhos industrializados, amendoins, manteiga e margarina.
Reduza a cafeína
Por fim, evite o consumo de alimentos ricos em cafeína, como: refrigerantes, bebidas energéticas, achocolatados. Além disso, substitua o achocolatado por cacau em pó. Já o café, em doses habituais, não tem sido relacionado à maior incidência de hipertensão.
*Foto: Reprodução/Unsplash (congerdesign)