Alimentação na terceira idade envolve que a pessoa não perca nutrientes
As pessoas que chegam à terceira idade devem se preocupar ainda mais com sua alimentação. Ela deve ser saudável e balanceada, se possível acompanhada de um nutricionista que saberá elaborar um plano alimentar adequado.
Alimentação na terceira idade
A alimentação na terceira idade é de extrema importância para que as pessoas mantenham a saúde em dia. Isso porque o idoso perde força muscular e apresenta perda de peso. Sendo assim, a geração prateada pode estar propensa a mais problemas de saúde, como: quedas, fraturas, hospitalizações, deficiência, demência e morte prematura. Ao longo deste artigo, conheça quatro hábitos alimentares que devem ser evitados. Veja abaixo:
O que evitar
1 – Utilize sal na comida moderadamente
Colocar sal em excesso na comida pode acerretar em maior probabilidade de sofrer de hipertensão, além de ter efeitos sobre o sistema urinário e circulatório. Isso porque é comum haver uma redução do paladar em idade mais avançada. A solução é colocar mais ervas frescas e especiarias para deixar os pratos mais saborosos.
2 – Não pule as refeições principais
Apesar de ser mais trabalhoso preparar as refeições principais, como almoço e jantar, elas são fundamentais para a saúde do idoso. Sendo assim, não troque refeições completas por lanchinhos com café, leite e pão com manteiga, por exemplo. A longo prazo, este péssimo hábito poderá provocar sérias deficiências nutricionais. Neste caso, a solução é congelar alimentos como arroz e feijão, que otimiza o tempo de preparo das refeições diárias.
3 – Evite frituras ou pelo menos consuma em menor quantidade
Em pequenas quantidades, a gordura também auxilia na elaboração de uma dieta diversificada e que contenha fonte de energia para o organismo.
Além disso, a fritura é vista como vilã, uma vez que qualquer óleo, quando aquecido acima de determinadas temperaturas, passa por transformações em sua composição química e liberam uma substância tóxica, chamada acroleína. O consumo dela pode elevar o risco das pessoas desenvolverem doenças cardíacas, como: infarto, derrame, aterosclerose, além do câncer.
4 – Alimentos processados
Por fim, o consumo de doces, alimentos ultraprocessados e ricos em substâncias como conservantes e acidulantes, podem gerar maiores riscos de o idoso ter diabetes, problemas intestinais, de estômago e doenças do coração. Portanto, opte por alimentos in natura, como: frutas, verduras e legumes, ou os minimamente processados, como farinha, leite e castanhas. Diante de todos esses fatores, é possível ter uma alimentação bastante balanceada.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/cafe-da-manha-saudavel-comido-por-casal-senior_13187224.htm#fromView=search&page=1&position=1&uuid=d8a84a4c-5652-49b0-aa5a-df531b9121df