Uma lancheira fit remete à importância da alimentação saudável na infância
Com a correria do dia a dia em famílias que levantam cedo, e tem que levar os filhos à escola e em seguida irem trabalhar, podem optar por colocar alimentos ultraprocessados nas lancheiras das crianças. Mas, o que pode parecer a opção mais rápida em vista do cotidiano agitado, pode contribuir de modo negativo no desenvolvimento físico e cognitivo de seus filhos.
De acordo com o dados do Ministério da Saúde, 10% das crianças brasileiras entre 5 e 10 anos estão acima do peso. O índice deve-se ao consumo regular de alimentos ultraprocessados, impactando diretamente na saúde infantil. E o resultado é menos energia e maior predisposição a problemas de saúde. Portanto, é de suma importância que os pais proporcionem hábitos alimentares saudáveis a seus filhos desde os primeiros anos de vida.
Lancheira fit
Diante desses números, é preciso gerar aos pequenos uma alimentação equilibrada, rica em variedade de grupos alimentares. Tal variedade garante que as crianças recebam a quantidade ideal de proteínas, carboidratos e frutas, e também de outros nutrientes necessários.
Com um cardápio semanal em mãos é possível prevenir excessos e facilitar a organização diária dos pais e montar uma lancheira fit.
Escolha dos alimentos
Além disso, os pais podem incluir a criança na seleção dos alimentos que irão compor a lancheira, pois assim pode aumentar a aceitação dos mesmos. Optar por alimentos que a criança já consome em casa reduz a chance de rejeição. Um exemplo é inserir pães variados com patês, bem como sucos naturais e água de coco para acompanhar as refeições.
Preparação
Alimentos essenciais: Inclua uma bebida, uma fruta, um carboidrato e uma proteína.
Bebidas saudáveis: Opte por chás, sucos naturais ou água de coco, mantendo a água como a escolha principal.
Frutas acessíveis: Elas já devem estar cortadas e descascadas para serem mais atraentes às crianças.
Pães variados: Varie entre pão francês, de forma ou de milho. Escolha recheios saudáveis.
Petiscos saudáveis: Frutas secas, mix de castanhas e cereais sem açúcar são opções nutritivas.
Suplementação na alimentação infantil
Por outro lado, é preciso destacar também que, em alguns casos, a suplementação infantil se faz necessária, principalmente para crianças que rejeitam determinados alimentos ou que apresentam peso e altura abaixo da média. Contudo, esse tipo de intervenção deve ser orientado por um pediatra ou nutricionista, após uma avaliação detalhada.
Prática de atividade física
Por fim, a criança, além de se alimentar saudável, também deve ter contato desde cedo com a prática de atividade física e momentos ao ar livre. Tudo isso pode contribuir para um desenvolvimento saudável, gerando um estilo de vida equilibrado desde os primeiros anos de vida.
Fonte: Foto de rawpixel.com na Freepik