Inteligência Artificial da Natura conta com diagnóstico personalizado, em parceria com o consórcio Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Com o propósito de contar com ferramentas digitais capazes de melhorar o desempenho de seus produtos e vendas, a marca de cosméticos Natura acaba de lançar o Diagnóstico Capilar Natura. Para isso, a empresa vem investindo em inteligência artificial e uma consultoria especializada.
Inteligência Artificial da Natura
Além disso, com a Inteligência Artificial da Natura, o dispositivo é capaz de diagnosticar a condição do cabelo dos clientes em poucos segundos.
O diagnóstico é realizado com a ajuda de um aplicativo, a câmera do celular e uma lente portátil acoplada ao aparelho, que proporcionam um aumento de até 20 vezes na resolução de imagem do fio. Atualmente, a tecnologia já possui sua patente requerida no Brasil.
Parceria com a o Media Lab
Após anos de pesquisa e testes em cabelos, inspirados por uma parceria de pesquisa e desenvolvimento da Natura com o Media Lab, foi desenvolvido um método capaz de relacionar a imagem da textura do fio de cabelo com o grau de seus danos. Funciona da seguinte forma: a partir de mechas de cabelos, selecionadas de diferentes curvaturas, cores e níveis de danos de um banco de dados de mais de 18 mil imagens de fios capazes de aumentar a precisão do algoritmo através do aprendizado de máquina (machine learning), é possível indicar o tipo de tratamento recomendado para seus cabelos.
Linha Natura Lumina
Contudo, a inteligência artificial da ferramenta também foi usada durante o desenvolvimento da linha Natura Lumina. E hoje recomenda mais de 15 mil combinações de produtos da marca, a partir do diagnóstico e da preferência do cliente para personalizar uma rotina de tratamento. Todavia, a experiência estará em teste nos próximos meses, o que permitirá conhecer melhor as necessidades dos clientes para o desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.
Consultoria de beleza
O lançamento integra a estratégia de apoio à consultoria de beleza, com a finalidade de disponibilizar ferramentas digitais que valorizam a experiência entre a companhia e seus clientes. No entanto, por enquanto, o Diagnóstico Capilar com o apoio do dispositivo estará disponível apenas em algumas lojas.
O papel das consultoras
Porém, a partir de março de 2023, todas as consultoras Natura terão acesso a uma versão adaptada do dispositivo de IA em seu site pessoal. Com isso, a iniciativa fortalecerá a estratégia de prestação de serviços de consultoria também no ambiente virtal. Sendo assim, elas poderão incluir dados em um questionário, como: o tipo de cabelo do cliente e quais procedimentos ele segue. A partir destas respostas elas estão aptas para compartilhar uma recomendação de produtos e uma melhor rotina de tratamento a seus clientes.
De acordo com Roseli Mello, líder global de P&D da Natura:
“Hoje, a tecnologia nos permite evoluir e construir mais um recurso para melhorar a qualidade da experiência de consultoria dos clientes. Com o Diagnóstico Capilar Natura, queremos ajudar cada vez mais nossos consumidores a entenderem sobre suas reais necessidades, fazendo uso do que há de mais tecnológico, seja por meio dos nossos produtos ou pelas experiências exclusivas que promovemos.”
Quais lojas já possuem o dispositivo de IA?
Desde outubro, a experiência de Diagnóstico Capilar está disponível aos clientes que visitarem as lojas Natura participantes do projeto piloto. Elas estão localizadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Florianópolis. Por fim, também em 2023, a empresa pretende levar a ferramenta digital para uma loja em Santiago, no Chile.
*Foto: Reprodução