Especialistas revelam o que ocorre ao passar pouco tempo ao ar livre
Muitas pessoas já sabem da importância de realizar pausas durante o dia, quando o assunto é trabalho. Isso porque ele é fundamental para a saúde da mente e do corpo.
Pouco tempo ao ar livre
Entretanto, uma parte essencial dessas pausas durante o dia é, para quem trabalha em esquema home office por exemplo, sair um pouco de casa. Porém, tem pessoas que passam pouco tempo ao ar livre e isso pode afetar a saúde mental e física.
Isso porque quando não saímos de casa regularmente, privamos nosso corpo de absorver vitamina D. É o que revela o Huffpost, agregador de blogues. Por se tratar de uma vitamina tão importante para o bom funcionamento do corpo e que pode ser ingerida também, por meio da alimentação. Porém, ainda é produzida quando corpo está exposto ao sol.
A vitamina D ajuda a regular a quantidade de cálcio e fosfato no corpo, que são necessários para manter ossos, dentes e músculos saudáveis. Além disto, de acordo com diferentes estudos, também pode ter um papel fundamental no sistema de imunidade, o que ajuda a combater vírus.
Níveis de serotonina
Contudo, passar pouco tempo ao ar livre também pode ter impacto nos seus níveis de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Tudo isso faz com que a pessoa não se sinta tão disposta. O mesmo ocorre aos níveis de melatonina, hormônio que ajuda a controlar a qualidade e padrões de sono. Portanto, não sair de casa com frequência pode fazer com que durma mal.
Além disso, se não sai de casa, também pode significar que ao estar na residência, a pessoa esteja sentada. E segundo o Huffpost, pode desacelerar o seu metabolismo, o que afeta a capacidade do corpo de controlar os níveis de açúcar e pressão arterial. Por isso, é muito importante, durante o dia, fazer pequenas pausas para se levantar, mover e sair um pouco de casa, nem que seja ir ao quintal, por exemplo.
*Foto: Reprodução