Bolsa do Povo SP reúne várias ações sociais que inclui agora o VidAtiva, com pagamento mensal para pessoas da terceira idade praticarem exercícios regularmente
O governo estadual segue com a proposta de integrar novos benefícios ao Bolsa do Povo SP. O programa que reúne várias ações sociais, inclui agora o VidAtiva, com pagamento mensal para pessoas da terceira idade praticarem exercícios regularmente.
Bolsa do Povo SP para idosos
Além disso, não basta estar nesta faixa etária para receber o benefício Bolsa do Povo SP, é necessário também ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 3.636,00). O programa VidAtiva possui coordenação da Secretaria Estadual de Esportes de São Paulo.
Os aprovados terão direito a um cartão magnético ligado ao pagamento de academias e clubes com atividades específicas. O valor pré-pago é de até R$ 100 por mês para pagamento nos estabelecimentos credenciados. A validade do benefício é de um ano, mas pode ser prorrogado.
Frequência mínima de 75%
Contudo, segundo o Governo de São Paulo, o beneficiado deve comprovar frequência mínima de 75% da carga horária mensal das atividades em que estiver matriculado para poder continuar a receber o recurso. Já as atividades deverão acontecer três por semana, com duração mínima de 1 hora por sessão.
Atividades oferecidas
De acordo com a Resolução que regulamenta o programa, por meio do VidAtiva, serão oferecidas as seguintes atividades: Natação, Hidroginástica, Tai Chi Chuan, Yoga, Musculação, Pilates, Ginástica, Alongamento, Vôlei Adaptado, Caminhadas Orientadas, Dança Circular, Dança de Salão, Malha, Bocha e Treinamento funcional voltado para Idosos.
Cadastro e inscrição no VidAtiva
Neste momento, o programa está em fase de recebimento de inscrição das academias que possuem interesse em se credenciar para participar. Os estabelecimentos podem se cadastrar por meio do site do Bolsa do Povo. Mas, será preciso enviar a seguinte documentação do estabelecimento:
- Cartão do CNPJ;
- Contrato Social ou Estatuto Social;
- Cópia do documento de identificação do responsável legal;
- Endereço completo, site, e-mail e contato telefônico;
- Fotos do estabelecimento e/ou local onde serão realizadas as atividades pré-selecionadas;
- Demonstrar que há estrutura para atender os beneficiários.
Já o cadastro para beneficiários deve ser aberto pelo governo estadual nos próximos meses. Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail.
Requisitos para beneficiários do VidAtiva
- maior de 60 anos;
- possuir renda econômica familiar de até 3 salários mínimos;
- residir na cidade onde o Programa acontece;
- não ser proprietário, titular de aquisição, herdeiro, legatário ou usufrutuário de bens móveis, imóveis ou direitos, cujos valores ultrapassem a quantia equivalente a 5.000 UFESPs;
- não possuir recursos financeiros em aplicações ou investimentos em valor superior a 12 salários mínimos.
*Foto: Reprodução