Melhor horário para meditar auxilia no processo de autoconhecimento e rotina que são fundamentais na escolha da prática
Um método que cresceu muito com a pandemia foi o hábito de meditar e praticar atividade física. Apesar de ainda ser um estereótipo. Mesmo assim, principalmente entre os que começaram a meditar há pouco tempo, ficam dúvidas sobre qual o melhor horário para a prática.
Como surgiu a meditação
A meditação é uma prática milenar. Muitos pensam ainda que para meditar é preciso sentar de pernas cruzadas. Porém, esta não é uma posição obrigatória e nem a única possível.
Além disso, este pensamento vale para outras questões. Sendo assim, o ato de meditar em uma hora específica, em geral, não possui correlação com atingir ou não um objetivo. Ele está bem mais conectado à necessidade de cada um, o próprio corpo e mente, vontade e cotidiano.
Melhor horário para meditar
Veja a seguir qual o melhor horário para meditar. Mas, lembre-se de que não existe uma regra. E a meditação pode ser adaptável e cada corpo funciona de um modo e vive uma rotina.
Manhã
Geralmente, meditar pela manhã é mais comum. Isso porque traz aquela ideia de yoga matinal. Mas, a vantagem desse período do dia é o fato de que a mente tende a estar mais serena após o descanso. Com o corpo e mente mais tranquilos podem contribuir para o foco no autoconhecimento e reflexão. Assim, o estado mais tranquilo pode colaborar para meditações que foquem bastante no autoconhecimento e reflexão.
Tarde
Para os que funcionam melhor no período da tarde, sim, é possível meditar neste horário. Ele pode aumentar seu foco e combate do esgotamento mental após horas de trabalho, por exemplo. Portanto, é bom se reenergizar e trazer a mente de volta a um estado de concentração para que produtividade volte também. Neste caso vale meditações rápidas ou em formato de música, que podem ser aplicadas e ajudar a elevar a atenção.
Noite
Após um dia estressante, seja de trabalho ou por outras questões, conseguir meditar na parte da noite nem sempre é uma tarefa fácil. Neste período noturno pode ser interessante meditar, no sentido de contribuir para a chegada do sono e ter uma boa noite de descanso. Exercícios de respiração podem integrar este momento em busca da tranquilidade da mente.
Posso escolher qualquer horário?
Sim, você pode. Apesar de cada período oferecer um tipo de alternativa, esta não é uma verdade absoluta. Um exemplo claro é meditar durante a noite para refletir sobre o dia.
Além disso, a meditação tem a ver com qualidade de vida e está disponível para ser acessada em momentos de necessidade, quando o praticante desejar ou simplesmente como uma ferramenta de bem-estar em sua rotina diária.
Não há uma duração específica, você pode praticar em um minuto ou permanecer nesse estado por horas, seja manhã, tarde ou noite e, claro, depende do tipo de exercício. Contudo, a dica é saber interpretar a necessidade e trabalhar para que consiga definir a meditação como atividade natural do dia a dia, sem trazer o peso de uma obrigação.
*Foto: Unsplash