Entradas no cabelo afetam muitos homens a partir da idade adulta. Elas podem ser tanto suaves como mais acentuadas. Apesar de serem comuns, as entradas acabam por gerar inseguranças em alguns homens, que associam a aparência aos primeiros sinais de calvície. Porém, será que as entradas indicam mesmo que a pessoa pode ficar calva?
Entradas no cabelo
Cabelos que possuem entradas na parte da frente podem gerar dúvida se isso se trata de um indício de calvície. Mas calma, não é preciso se preocupar. Confira a seguir tudo sobre o assunto e tire suas dúvidas.
As entradas são sinal de calvície?
Nem sempre é um indício. A verdade é que as entradas no cabelo ocorrem naturalmente com os mesmos homens na idade adulta.
Além disso, o cabelo que, na infância e adolescência, apresenta um contorno arredondado na parte da frente, passa a ter entradas a partir da fase adulta. Isso ocorre por conta do aumento da quantidade de hormônios como a testosterona.
Não há motivo para tanta preocupação
Por outro lado, as entradas são devem ser motivo de preocupação. Isso porque elas são um processo normal e ocorre com praticamente todos os homens. Mas, isso não quer dizer que você vá ficar careca. A calvície depende de outros fatores, como a genética, por exemplo.
Há como saber se ficará calvo?
Há alguns sinais que você pode prestar atenção para saber se tem tendência à calvície. O fator genético é um deles e é fácil de observar. Neste caso, os da sua família possuem muita queda de cabelo ou mesmo são totalmente carecas. Sendo assim será bem possível que isso também aconteça com você.
Outro fator que pode ser determinante é a queda excessiva dos fios, especialmente durante o banho. E ainda há a mudança de textura e a redução no volume do cabelo que podem indicar um começo de calvície.
Todavia, você também pode observar se o cabelo molhado permite que você veja o couro cabeludo através dos fios: isso pode ser outro sinal de calvície.
Há tratamento?
Em alguns casos há sim como evitar o problema. Porém, não dá para lutar contra a determinação genética. O que você pode é procurar tratamentos que desacelerem um pouco a queda capilar e adiem um pouco os efeitos da calvície. E em casos mais leves, é possível evitar ficar calvo.
Por fim, aposte em shampoos e condicionadores específicos para evitar a queda excessiva, recomendados por um dermatologista. O especialista também pode prescrever remédios que contenham vasodilatadores e antiandrogênicos, que são muito eficientes para adiar a calvície. Descubra com este profissional o melhor tratamento para seu caso.
*Foto: Unsplash