Treinamento funcional para idosos possui resultados visíveis
Antes de atingir à terceira idade, muitas pessoas já se atentam a uma rotina mais saudável e isso inclui a prática de atividade física. Além disso, a partir dos 30 anos, uma pessoa já perde em média 1% de sua massa magra por ano.
Treinamento funcional para idosos
Entretanto, este processo pode ser revertido ou retardado com a prática de exercícios que estimulam o ganho de massa muscular. Com isso, há uma melhoria da autonomia e qualidade de vida durante o processo de envelhecimento.
Esta é a posição do mestre em Promoção da Saúde, Igor Augusto Braz. Ele é especialista na preparação de grupo de educadores físicos e fisioterapeutas na Pós em Treinamento Funcional.
Para ele, o treinamento funcional para idosos gera uma preparação para a execução de movimentos mais eficientes, a partir dos princípios da especificidade, da transferência, da progressão e da variação.
“É importante que o programa de treinamento funcional eficaz deve levar em consideração o estilo de vida e as atividades da vida diária (AVD´s) do idoso, a fim de que o treinamento promova a melhoria da qualidade de vida dos idosos, tornando-os mais independentes e eficazes em suas AVD´s e prevenindo o surgimento de lesões, que podem comprometer a saúde e bem-estar dos idosos.”
Benefícios para os idosos
Além disso, o especialista revela que o treinamento funcional pode ser um verdadeiro aliado para os idosos. Isso porque a prática visa o desenvolvimento das qualidades físicas e movimentos básicos necessários no dia a dia. Ou seja: ter força, resistência, equilíbrio, conseguir sentar e levantar, andar, correr, carregar, empurrar e puxar, entre outros atos. Ele completa ainda que o exercício colabora para quem esteja nesta etapa e seja capaz de realizar as atividades físicas que já desempenhava quando mais jovem.
Redução de riscos de lesões com o treinamento funcional para idosos
Contudo, o treinamento funcional também reduz os riscos de lesões, e também proporciona um preparo extra ao idoso, como: subir escadas, abaixar com facilidade ou ainda jogar futebol com os amigos.
Desse modo, os praticantes desta modalidade se tornam capazes de manter suas rotinas tradicionais, desenvolvendo as atividades que sempre praticavam. Porém, com o chegar da idade sentiam dificuldade e, portanto, percebem grande melhora na sua qualidade de vida.
*Foto: Unsplash