Braquioplastia é uma cirurgia plástica recomendada para tratar a flacidez ou o excesso de gordura localizada na região dos braços
Com a finalidade de tratar a flacidez ou o excesso de gordura localizada, a cirurgia de braquioplastia também é indicada nos casos de grande perda de peso, especialmente em pacientes que passaram pela cirurgia bariátrica. Por outro lado, o procedimento está associado a uma lipoaspiração se ainda houver gordura para ser aspirada.
Casos de flacidez – relação com a braquioplastia
Já em relação à flacidez, o que está por trás dela é o envelhecimento da pele e alterações bruscas no peso. Sendo assim, esses fatores provocam a elasticidade do corpo. E isso faz com que a pele do braço balance ao acenar com um “tchauzinho”. Dessa forma, mesmo com uma alimentação saudável e rotina de atividades físicas, esse excesso de pele não vai embora.
Como a cirurgia de braquioplastia?
O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local com sedação. Porém, persiste uma dúvida comum: a cirurgia de braquioplastia auxilia a remover o excesso de gordura do braço? A resposta é que ela serve apenas para remover a pele da região. Mas ela pode ser realizada em conjunto com uma lipoaspiração. Neste caso, ambas conseguem reduzir a quantidade de gordura no local.
Pouca sobra de pele
Em casos de pacientes com pouca sobra de pele, é feita uma incisão para retirada de pele na axila. Por outro lado, em pacientes com uma sobra maior é preciso realizar uma incisão na vertical para retirada maior de pele. Tal incisão Vaira conforme a necessidade de cada caso, que pode ir até o meio braço, até as axilas ou até mesmo o cotovelo.
Pós-operatório
Já o pós-operatório de uma braquioplastia é de aproximadamente um mês. Entretanto, é vital que o paciente utilize uma malha compressiva nos braços por ao menos dois ou três meses, segundo as orientações do cirurgião. Isso tudo para reduzir o inchaço no local, evitando assim a abertura dos pontos e possibilitar uma boa cicatrização.
Na maior parte dos casos não é necessário o uso do dreno. Porém, isso varia conforme o porte de cada cirurgia.
Por fim, é indicado ao paciente que durma de barriga para cima por um período entre duas a quatro semanas.
*Foto: Unsplash