O exame de tricoscopia permite um “zoom” nas estruturas do cabelo a fim de identificar o porquê do caimento em excesso
Muitas pessoas pelo problema de queda de cabelo e ele pode ser atribuído a diversos fatores. Porém, há um exame específico e fundamental que identifica o porquê do caimento em excesso. Chamado de tricoscopia, ele é capaz de dar um “zoom” nas estruturas do cabelo.
O que é tricoscopia?
Trata-se de um exame dos cabelos por meio de um dermatoscópio. Com o uso de uma lupa, é possível ampliar a imagem de 10 a 200 vezes, que dependo do aparelho. Já existem os portáteis, que são acoplados ao smartphone ou videodermatoscópio.
De acordo com a dermatologista Aline Donati, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
“Por meio da tricoscopia conseguimos visualizar detalhadamente as estruturas do fio de cabelo e do couro cabeludo, as que já enxergamos a olho nu e também as estruturas um pouco mais profundas do couro cabeludo.”
Além disso, diversos fatores estão por trás da queda de cabelo: desde problemas genéticos, quando situações de estresse intenso, e também de outras doenças. Portanto, este não é um diagnóstico simples.
Sendo assim, a primeira atitude a ser tomada é marcar uma consulta com um dermatologista, especializado em cabelos, unhas e pele.
Segundo passo
Entretanto, Aline orienta que o exame de tricoscopia integra um segundo passado a ser tomado. Isso após um exame físico e uma investigação histórica do paciente.
Ela diz ainda que o procedimento é bem simples e útil nos casos de falha localizada, descamação do couro cabeludo, doenças do próprio fio e de queda de cabelo em geral.
Análises laboratoriais
Mas também pode ser necessário fazer análises laboratoriais complementares e até mesmo uma biópsia do couro cabeludo a fim de identificar a causa do problema.
Por exemplo, quando há tratamento para a calvície, a tricoscopia é bem importante no sentido de avaliar a evolução, de seis em seis meses. neste caso, ocorre um monitoramento fio a fio do que está ocorrendo naquele momento, reforça a dermatologista.
Como é realizado o exame de tricoscopia?
Por ser bastante prático, o exame é feito no próprio consultório. Além disso, é indolor e não provoca desconforto ao paciente e não requer preparo prévio.
Simplesmente, o dermatologista encosta o aparelho na região do couro cabeludo para examinar ou diretamente no fio.
A especialista informa ainda que o couro cabeludo pode ser molhado na intenção de auxiliar na visualização da região a ser tratada.
Cabelos brancos
Por outro lado, o cabelo branco dificulta a análise dos fios e nestes casos é indicado pintar o cabelo para o exame, finaliza Aline:
“Normalmente, as pessoas acham que não podem tingir o cabelo, mas é o contrário, isso nos ajuda a analisar melhor as estruturas do fio.”
*Foto: Unsplash