Cirurgia estética facial no Brasil engloba mais intervenções no rosto e cabeça, com mais de 800 mil cirurgias
As cirurgias de estética fna face e de cabeça têm ganhado força nos últimos anos com o objetivo de restaurar a juventude e a vitalidade. Porém, sem perder a naturalidade. De acordo com o último levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS na sigla em inglês), em 2023, apenas no Brasil foram realizados mais de 800 mil procedimentos, o que coloca o país em primeiro no ranking mundial de cirurgias desta categoria. Além disso, por aqui, a cirurgia de pálpebras (blefaroplastia) obteve o maior número de procedimentos realizados durante o período analisado (mais de 120 mil).
Cirurgia estética facial no Brasil
Atualmente, a cirurgia estética facial no Brasil conta com procedimentos que garantem intervenções mais naturais. Agora, as técnicas mais antigas ficaram para trás. Isso porque soltavam e reposicionavam a pele, o que repuxava superficialmente apenas em certos vetores que consideravam mais joviais, explica o especialista em cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, Dr. Marcos Storion.
Hoje em dia, é possível fazer uma transposição mais natural ao devolver os tecidos às suas posições originais. É o caso da técnica Deep Plane Facelift que puxa apenas os tecidos mais fortes, não deixando tensão nenhuma na pele. Tal ausência de tensão melhora a qualidade das cicatrizes e garante resultados superiores e naturais. O levantamento indica que, dos mais de 646 mil facelifts realizados no mundo durante o ano analisado, quase 110 mil ocorreram no Brasil. A cirurgia consiste em rejuvenescer o rosto e pescoço ao tratar sinais de envelhecimento, como flacidez, vincos profundos, deslocamento de gordura e pele solta.
Por sua vez, a recuperação pós-operatória do rosto é mais rápida do que no restante do corpo, não sendo habitual nem mesmo o aparecimento de hematomas.
Riscos
Já em relação aos riscos de uma intervenção na face não são diferentes entre jovens ou idosos. Isso porque se a pessoa estiver bem de saúde e os exames pré-operatórios bons, o Deep Plane Facelift não é uma cirurgia de risco. Porém, ele alerta sobre a necessidade de buscar profissionais capacitados para a realização de qualquer procedimento.
Blefaroplastia
Esta técnica rejuvenesce o olhar removendo o excesso de pele e bolsas de gordura nas pálpebras superiores e inferiores, suavizando rugas e flacidez.
Bichectomia
A bichectomia reduz o volume das bochechas e proporciona contornos mais finos e definidos.
Já a otoplastia é feita para corrigir orelhas proeminentes.
Lipoaspiração de papada
A lipoaspiração de papada também é bastante procurada, uma vez que remove o excesso de gordura abaixo do queixo e melhora o contorno da mandíbula, proporcionando uma aparência mais jovem e definida ao rosto. O procedimento utiliza a gordura do próprio paciente para elevar o volume em áreas específicas da face ou do corpo.
Mentoplastia
Por fim, há também a mentoplastia, que corrige o queixo, e é frequentemente realizada em pacientes que apresentam uma projeção insuficiente do mento.
Fonte: Foto de freepik na Freepik