Estética em 2024 envolve conceitos e tecnologias; confira quais estarão mais em alta
O setor de estética sempre se renova, dando espaço a mais produtos a cada ano que passa. E a área de estética em 2024 promete algumas tendências. Confira melhor neste artigo.
Estética em 2024
Vale dizer que a estética em 2024, segundo o médico Thiago Perfeito, envolve conceitos e tecnologias voltadas também à dermatologia.
Confira a seguir os tratamentos que devem se destacar neste ano:
Exossomos e biorremodeladores
Os exossomos têm o poder de regenerar a pele, promovendo a reparação e o rejuvenescimento celular. “Facilitando a comunicação intercelular, eles estimulam a renovação da pele e a produção de colágeno, representando um avanço significativo em tratamentos estéticos”, diz o dermatologista.
No Brasil, a ExoCoBio é um exemplo de marca que oferece tratamentos avançados baseados em exossomos. Por sua vez, o Prophilo inaugurou uma categoria única, a dos biorremodeladores de colágeno. “Tendo como componente uma versão patenteada do ácido hialurônico, o Prophilo não apenas hidrata profundamente a pele, mas também atua na bioestimulação do colágeno e da elastina, proporcionando um efeito rejuvenescedor intenso”, afirma Thiago.
Além disso, esse tratamento é ideal para quem busca melhorar a elasticidade da pele e reduzir sinais de envelhecimento, sem o uso de preenchimentos tradicionais e sem volumização.
Segunda geração dos bioestimuladores
A evolução dos bioestimuladores na estética facial e corporal é marcada pela transição dos bioestimuladores de primeira geração, que incluem substâncias como o ácido poli-L-lático (PLLA) e a hidroxiapatita de cálcio (CaHa), para os bioestimuladores de segunda geração, que enriquecem esses componentes com ácido hialurônico.
Já a hidroxiapatita de cálcio (CaHa) é representada pelo Radiesse (da Alemanha), conhecida por promover regeneração tecidual e servir como um preenchedor dérmico bioativo, melhorando não só a qualidade da pele, mas também contornos faciais ou corporais.
Na opinião de Thiago, a adição de ácido hialurônico a esses bioestimuladores representa um avanço significativo. Isso porque além de preservar as propriedades regenerativas originais, também introduz a habilidade de atrair e reter água na pele, melhorando substancialmente sua hidratação, elasticidade e volume.
Neuromoduladores
Os neuromoduladores suavizam linhas e rugas, trazendo diversas soluções para o rejuvenescimento da pele com resultados distintos.
Segundo o profissional, há diversas marcas no Brasil, como o pioneiro Botox, trazido dos Estados Unidos pela empresa Allergan, que é amplamente reconhecido pela sua duração e eficácia; e o Dysport, vindo da Suíça pela empresa Galderma, que possui ação rápida e capacidade de tratar grandes áreas de forma natural.
Já o Xeomin, importado da Alemanha pela empresa Merz, possui formulação pura, livre de proteínas desnecessárias, diminuindo assim o risco de resistência ao tratamento; e o Nabota, trazido da Coreia do Sul pela empresa Rennova, que é valorizado pelo rápido início da ação, sendo para os pacientes uma opção inovadora no mercado de neuromoduladores.
Tecnologias
Ultrassom microfocado
A tecnologia de ultrassom microfocado é ideal para pacientes que buscam um lifting facial não cirúrgico, atingindo camadas profundas da pele para estimular a produção de colágeno. “Seu uso deve só aumentar nesse ano de 2024”, opina o dermatologista.
Ele cita como notáveis nessa categoria: o Ultraformer 3 e MPT (Coreia do Sul), que revolucionaram a eficácia e cada vez mais outras marcas têm avançado nas tecnologias baseadas no ultrassom.
Laser
O laser não é uma novidade no Brasil, sempre trazendo soluções para problemas como manchas, rugas e cicatrizes. Porém, algumas marcas têm inovado em tecnologias mais avançadas.
É o caso do laser de picossegundo trazido da Eslovênia pela empresa Fotona (StarWalker); da segunda geração do laser de picossegundo, trazido da Itália pela empresa Medsystems (Discovery Pico Plus); e do Hyper Laser, um pulso ultrarrápido que vai além do pico, trazido pela empresa Skintec (Lutronic Millennium).
Radiofrequência microagulhada
A radiofrequência microagulhada, que combina microagulhamento com radiofrequência, é uma tecnologia avançada para o rejuvenescimento facial e o tratamento de cicatrizes de acne, segundo Perfeito. “O Morpheus8 (Israel) é líder nesse segmento, oferecendo uma solução eficaz para a regeneração da pele”, expõe.
Por fim, Thiago diz que à medida que a tecnologia avança, mais tendências surgem, inovando cada vez mais o setor de estética. E isso tudo pode resultar em procedimentos mais eficientes, seguros e satisfatórios para os pacientes, “consolidando um futuro promissor para os tratamentos estéticos”.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-bonita-do-retrato-na-preparacao-para-o-rejuvenescimento-operacao-de-cosmetologia-no-salao-de-beleza-vista-de-cima-das-maos-do-medico-em-luvas-azuis-desenhando-no-rosto-botox-beleza_10214238.htm#fromView=search&page=1&position=16&uuid=1c597783-b110-4a62-88c7-917a78960fb1