Videoendoscopia da face é feita com anestesia local e sedação, que proporciona lifting do rosto com cicatrizes mínimas
A videoendoscopia da face, ou técnica Full Smas, é um procedimento que trabalha especificamente nas estruturas faciais em regiões marcantes, como sobrancelhas e maçãs do rosto. O procedimento proporciona um lifting ou levantamento do rosto sem deixar de preservar a delicadeza facial, além de cicatrizes mínimas e escondidas nas têmporas, região do couro cabeludo. Contudo, as cirurgias de pálpebras ou lifting facial convencional podem ser relacionadas, para o tratamento mais completo de todo o espaço facial.
Videoendoscopia da face
Para entender melhor, a videoendoscopia da face permite reposicionar os músculos determinantes da face, entre os quais: fronte, testa e supercílios, região malar e maxilar anterior. A técnica busca o resultado mais natural possível e baseado nos conceitos primordiais da cirurgia plástica. Para isso, exige aparelhagem adequada e habilidade médica.
Objetivo
O objetivo é fazer um realinhamento dos músculos que integram a região do rosto, além de combater o excesso de gordura por meio de uma aspiração na região da face. O procedimento utiliza uma microcâmera de vídeo, com luz acoplada na ponta do endoscópio, que colabora para identificar as áreas que devem ser tratadas. Em seguida, são feitas cinco pequenas incisões com tamanho de 1,5 a 2 cm, na região do couro cabeludo. A anestesia é local, com sedação.
Domínio da técnica
No entanto, para o domínio da técnica, o cirurgião precisa fazer um curso de aprendizagem com profissional conceituado na área, dentro da especialização médica. Mas é preciso se especializar em anatomia da região periorbitária, impacto com o envelhecimento e tratamento das patologias na região, anatomia do terço médio da face com alterações no envelhecimento e tratamentos, anatomia e tratamentos da região cervical, enxertos de gordura no rejuvenescimento da face e, sobretudo, como evitar lesões nervosas em regiões faciais delicadas.
Pós-operatório
Como qualquer procedimento médico e cirúrgico, o pós-operatório exige dedicação do paciente, uma vez que o inchaço, equimoses ou manchas roxas na região do rosto poderão surgir. Entretanto, essa condição normalmente regride em até uma semana após a realização do procedimento. O tempo de internação costuma ser de um dia, visando maior segurança do paciente e o sucesso do procedimento médico de rejuvenescimento facial.
Naturalidade
Por fim, o rejuvenescimento da face representa um dos maiores desafios da cirurgia plástica, pois é preciso atrelar naturalidade e jovialidade com sustentação das estruturas e qualidade da pele. Em tempos de harmonização facial, é necessário também focar na recuperação do terço superior e médio da face.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/close-up-medico-verificando-mulher-sorridente_18492660