Arrancar cabelo branco não acelera a produção de novos, porém, traz outros malefícios à saúde capilar, segundo especialista
Arrancar um cabelo branco não estimula o crescimento de novos. Felizmente, o boato, não passa de crendice popular. Por outro lado, remover um ou vários fios grisalhos pode trazer outros malefícios à saúde dos cabelos, de acordo com a especialista Jennifer Korab.
Arrancar cabelo branco – fazer ou não?
Segundo a hairstylist à frente do salão de beleza Renaissance, situado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em entrevista ao Huffington Post.
“Ao arrancar um fio, você pode traumatizar o folículo piloso, o que pode levar a infecções e regiões calvas. ”
Ela alertou ainda que ao fazer isso você pode estar fazendo mais mal do que bem aos seus fios.
Afinamento capilar
Além disso, segundo o também cabelereiro Michael Van Clarke, dono de premiado salão homônimo em Londres, a ação de arrancar fios brancos pode ser capaz de acelerar o afinamento capilar.
Envelhecimento capilar
Mas afinal de contas, é possível reverter o envelhecimento capilar e, assim, recuperar o tom original dos fios?
Os fios grisalhos são provocados pela falha do folículo em produzir melanina e, portanto, sua cor. Associado à genética, esse fenômeno é mais frequentemente causado pelo processo natural de envelhecimento e, às vezes, pelo estresse. Em 2020, os cientistas finalmente provaram o que a sabedoria popular prega há décadas: o estresse faz com que o cabelo fique branco.
Estudo da Universidade de Columbia
Em outra importante descoberta, pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, revelaram que, em determinados casos, cabelos grisalhos causados por estresse em pessoas jovens recuperam a cor original.
Por fim, foi notado que, entre os participantes mais jovens, quando o estresse desaparecia, o fio recuperava a cor. Um dos casos que chamou mais atenção dos pesquisadores foi o de um homem que recuperou a cor de cinco dos cabelos analisados após passar duas semanas de férias.
*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-pensativa-preocupada-cocar-a-cabeca_6627815