Skin positivity visa o cuidado da pele sem neuras; especialistas falam sobre novos ativos que colaboram com uma rotina de skincare que deixe a busca pela perfeição de lado
Cuidar da pele deveria ser um momento de se reconectar, tirar aquele momento só para você. Entretanto, em uma época de filtros nas redes sociais que evocam uma cútis perfeita, cada marquinha no rosto parece uma afronta.
Skin positivity – o que é?
Uma das marcas mais recomendadas pelos dermatologistas, a La Roche-Posay, esteve presente no Ela Inspira, evento que dá início às comemorações pelos 60 anos do ELA, com um talk sobre Skin Positivity. Trata-se de um movimento de autoaceitação da pele ou “pele livre”, que ganhou as redes e as campanhas publicitárias.
Segundo a diretora das marcas La Roche-Posay e Cerave da L’Oréal Beleza Dermatológica, Maíra da Matta, “o futuro da beleza está mais relacionado à saúde do que à busca pela perfeição”.
Ela ressaltou ainda sobre a importância da aceitação das características naturais da pele e tratamentos adequados recomendados por dermatologistas, na contramão da ditadura da beleza e dos padrões estéticos inalcançáveis:
“O mundo tem 2 bilhões de pessoas que sofrem com problemas de pele, e com situações além da questão estética. Problemas como a acne afetam a qualidade de vida e têm desdobramentos, como o isolamento e a depressão.”
Como funciona este método?
Com mediação de Marina Caruso, editora da Revista Ela, a mesa contou com a participação de Julia Rocha, dermatologista do Grupo Ifé Medicina e de Kéren Paiva, influenciadora digital de Skin Positivity.
“O paciente chega ao consultório com a autoestima fragilizada. É preciso mostrar a ele que as particularidades da pele são bem-vindas e devem ser respeitadas. Toda pele merece qualidade de vida e acesso a tratamentos específicos”, afirmou Júlia Rocha, que deu ênfase à necessidade de acompanhamento de um médico, seja qual for a demanda dermatológica. “Ainda existe desinformação e hábitos que comprometem os resultados. Muitos pacientes de pele preta, por exemplo, ainda acham desnecessário protetor solar. A proteção é fundamental a qualquer tratamento.”
Vale lembrar que o skin positivity é similar ao body positivity. Isso porque ambos pregam a aceitação dos diferentes corpos. No caso do Skin, ele revela a beleza de todos os tipos de pele e a autoaceitação. E isso não diz respeito só à acne, mas também de cicatrizes, rosácea, vitiligo, manchas ou de qualquer outra particularidade. Tais condições são comuns a todos, independentemente de gênero, raça ou idade. E merece um skincare diário que cuide de tudo isso.
Desmistificando o assunto
Para a influenciadora Kéren Paiva, ao compartilhar nas redes suas percepções sobre a pele acneica, ela ajuda a desmistificar o assunto:
“Tenho acne desde os 11 anos. Estou com 26. É um longo caminho de aprendizado para lidar com a questão. Ao me olhar no espelho, eu não enxergava beleza. Hoje entendo melhor, porque tive acesso à informação. Saber que a doença tem diversas causas me ajudou muito.”
A acne é uma condição dermatológica multifatorial. Ela está associada a questões hormonais, genéticas, poluição, uso de medicamentos e consumo excessivo de alimentos com muito açúcar.
Tratamento La Roche-Posay
Pensando em inovar mais no tratamento da acne, a La Roche-Posay lançou o Sérum Effaclar Ultra Concentrado, que é uma combinação única de três ácidos (salicílico, glicólico e LHA) e niacinamida que promove a renovação da pele e o controle da oleosidade, promovendo um peeling suave. Com eficácia comprovada reduz 45% das espinhas, 49% das marcas de acne e 21% dos cravos, além de prevenir o reaparecimento dos mesmos, após 28 dias de uso*
* Estudo clinico em 51 indivíduos com 4 semanas de aplicação.
*Foto: Reprodução/Unsplash (Fleur Kaan – https://unsplash.com/pt-br/fotografias/w4Dj3MshHQ0)