Alimentos para ganhar massa muscular devem se tornar um hábito diário aliado à prática de exercícios físicos
As pessoas que desejam ter um corpo bonito e saudável devem se atentar aos alimentos que consomem no dia a dia. Isso porque é imprescindível que para ter um corpo definido, livre de gorduras saturadas, deve-se ingerir alimentos que ajudem no ganho de massa muscular. Neste artigo você vai conhecer cinco alimentos essenciais para esta finalidade.
5 alimentos para ganhar massa muscular
Com alimentos para ganhar massa muscular no seu dia a dia e continuar sua série de exercícios físicos, seus objetivos serão alcançados em menos tempo. Veja a seguir quais são estes alimentos.
Ovos
O ovo é rico em proteínas e vitaminas A, D e E, além do complexo B. Ele contém a leucina, que é indispensável para o ganho de massa muscular. Além disso, o ovo ainda contribui para o processo anti-inflamatório, como um agente no combate a lesões e dores durante o treino, o que facilita a recuperação pós-treino.
Ele deve ser consumido, preferencialmente, de forma cozida, podendo ser entre uma refeição e outra ou, até mesmo, como pré-treino.
Carne branca e vermelha
No primeiro caso, o frango é um dos alimentos que ajudam no ganho de massa muscular. Isso porque ele é rico em proteínas e possui um baixo teor de gorduras, e um aliado na hora dos treinos. Mas, para um melhor aproveitamento dos benefícios dele em sua dieta, retire a pele na hora de preparar seu cozimento. Ele deve ser consumido, preferencialmente, na hora do almoço.
Já no caso das carnes vermelhas, elas proporcionam uma grande variedade de ferro e proteínas, e ainda auxilia no desenvolvimento de oxigênio nos músculos. E também são ricas em vitaminas do complexo B e Zinco.
Por outro lado, é preciso ressaltar que a carne vermelha deve ser de corte magro. Ou seja, peças como: coxão mole, alcatra e patinho. Isso porque você conseguirá reduzir o consumo de gorduras ruins no dia a dia.
Salmão
Outro alimento que auxilia no ganho de massa muscular é o salmão. Este peixe é rico em ômega 3, que combate inflamações resultantes das atividades físicas, o que ajuda diretamente na recuperação dos músculos se houver alguma lesão.
Além disso, outros peixes podem ser incluídos na dieta, como a sardinha e o atum. Eles podem ser utilizados em lanches no pré ou no pós-treino. Já o salmão é mais indicado para integrar refeições principais, como almoço ou jantar.
Queijos
Por possuir uma grande variedade, é preciso optar aqui pelos queijos ricos em gorduras, como o queijo minas e o coalho. Eles podem ser introduzidos em diferentes receitas. São elas: lanches, saladas e até mesmo puro para pós-treino.
Quinoa
A quinoa integra a família dos vegetais e que pode estar presente em suplementos usados por esportistas (leucina, valina e isoleucina). Por se tratar de um alimento livre de gorduras, glúten e colesterol, ela auxilia e acelera o ganho de massa magra.
Este alimento também é rico em minerais, vitaminas e carboidratos, que colaboram para o metabolismo e o ganho de energia para as atividades físicas. Por fim, ela pode ser consumida batida em sucos e vitaminas e pratos principais, antes ou depois dos treinos.
*Foto: Unsplash